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Um novo projeto educacional


Valdenir Abel dos Santos ***




Acompanhei a distância o V Encontro dos professores de filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo promovido pela Aproffesp, bem no dia do Filósofo, uma feliz coincidência!

Só não consegui acompanhar toda a reunião, da parte da manhã, mas, a parte da tarde, após o almoço, não foi possível, pois a transmissão não estava disponível, da mesma forma, como foi, na parte da manhã!

Na parte da manhã, que vi, tiveram várias mesas, e temas muito importantes! Com muito muitos oradores e muitas oradoras importantes!

Mas, uma fala me chamou muito a atenção e é desta, que eu quero falar, embora muito rapidamente, para marcar, e ressaltar o seu valor, pois podemos encontrar nela, uma possível abertura para sairmos da caverna na qual estamos metidos, em termos educacionais e dela extrair, o que podemos obter de melhor, em termos de pistas, para daí, ou de lá, partirmos!

Na sua fala, na parte final dela, ele fez um questionamento: dizendo, mais ou menos, assim: “será que a ESQUERDA nunca será capaz de fazermos um projeto educacional, já nos moldes SOCIALISTA, tendo em vista um mundo socialista no qual já gostaríamos de estar vivendo? Uma vez que todos os projetos educacionais até então, vem da direita, e é imposto a todos nós, pela mesma, sobrando para nós, só sobrando para nós, professores, fazermos a resistência crítica! E, ao longo de muitos anos, só temos feito isto! Resistir! Disse bem o professor Aldo Santos, está na hora de resistirmos, mas, resistirmos de forma propositiva e criativa, apresentando um outro projeto educacional para ser implementado, já, apresentando uma forma muito melhor de aprendizagem! Não precisa nem dizer que a base deste novo modelo, suas bases, deverá ser encontrada na importante obra do filósofo Paulo Freire, simplesmente, o maior filósofo do Brasil! Entretanto, gostaria de fazer uma pequena sugestão para dar origem ao debate do que deverá ser um possível novo modelo educacional! A sugestão que eu gostaria de fazer, é a de que, para um projeto educacional, deveremos, ou deveríamos, iniciar por um debate ANTROPOLÓGICO ou, por uma FILOSOFIA ANTROPOLÓGICA discutindo o que é de fato o HOMEM ou a MULHER? E, digo porque, o que temos visto em toda a história da filosofia, incluindo, a da História Medieval, que o que está por trás delas é um debate sobre que é o ser humano de fato! E, isto de se deu desde o período dos filósofos pré-socráticos! E, podemos dizer que está por trás das grandes religiões, também (só pra citar, mas, evidentemente, que este não é o nosso interesse, criar uma nova religião, longe disto)! Mas, um novo projeto educacional é sim, do nosso interesse! Até porque, estamos ainda no início de um novo século, estamos ainda vivenciando e experienciando, ainda, o primeiro quarto deste novo século! Mas, mais importante é que estamos iniciando ainda o terceiro milênio! Ora, estamos, necessitados sim, de uma outra nova compreensão do ser, e do estar, no mundo! Do sentido de existir! Ou da existência! Para terminar, vemos em toda a História da Filosofia em cada ciclo, uma nova concepção de ser humano, um novo entendimento, Idade Antiga; Idade Média; Idade Moderna; Idade Contemporânea! Mas, agora, qual seria a nossa compreensão para este novo século, para este novo milênio??? Está nas nossas mãos para construirmos e isto tem tudo a ver com a educação! Até porque, se não soubermos, o que seria, e o queremos, como vamos poder querer ensinar alguém? Ensinar para que? Ensinar pra que? Evidentemente que temos alguns insights, também não vamos começar do nada! Por exemplo: A Era das Incertezas, de John Kenneth Galbraith; e Sociedade Líquida, de Zigmut Balman; e, também, a Era dos Extremos, de Heric Hobsbawm! Mas, temos a Crítica da Razão Negra e a Necropolitica, de Achille Mbembe! Estas são só algumas de obras que gostaria de falar, para não deixar as ideias se perderem e para servirem de start! Acho que sem isto ficaríamos sem saber o queremos devemos ensinar! Ou seja, precisamos construir a nossa PAIDEIA, igual como fizeram os gregos antigos, em seu tempo, na passagem de uma vida essencialmente rural, para uma vida, nova, essencialmente urbana! Se quiserem comentar, fiquem a vontade!

Um abraço em todos!



Valdenir Abel dos Santos

Professor de Filosofia e História  do Ensino Médio Estadual de São Paulo

Representante de Escola da APEOESP (Associação de professores do ensino oficial do Estado de São Paulo) e membro dirigente da APROFFIB (Associação de professores de Filosofia do Brasil)

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