Carlos Wellington ***
O imprescindível companheiro Aldo Santos foi buscar a exposição preparada pela companheira Lúcia , no Quilombo Meninos e Meninas de Rua.
Levou pra praça da Matriz em duas viagens.
Ficou muito legal a exposição na praça da Matriz. Um menino se aproximou da imprescindível companheira Lúcia e perguntou se o que estava escrito nos cavaletes era verdade. Após ela responder que sim ele disse:
- Então vou te ajudar!
Quando o companheiro e irmão do Fórum Antirracista de SBC, da Congada e Escola de Samba do Parque São Bernardo , Zé Neguinho e eu estávamos estendendo a bandeira da Palestina , dois homens levantaram só banco em que estavam sentados pra ajudar.
A cena que mais me marcou: uma gari ali parada por mais de 15 minutos , nos observando atentamente. Do lado de uma das obras feitas pela companheira Lúcia Skromov.
Essa carismática e GRACIOSA diretoria NEGRA , CABOCLA , cutista, do SINDSERV-SBC não nos deixou na mão. Ou melhor: na boca. Eles estavam com dificuldades pra arrumar um.motorista pro carro de som. O companheiro e irmão, baiano de Itaberá, pedreiro, Fagner, colocou a bola no pé mesmo com outros compromissos pra cumprir nesse sábado. O SINDSERV-SBC com a sua carismática e GRACIOSA diretoria NEGRA, cabocla e o
Quilombo Projeto Meninos e Meninas de Rua acolheram muito generosamente o trabalho da imprescindível companheira e irmã Internacionalista Lúcia Skromov. Pra serem expostos hoje na histórica praça da Matriz. Esses 2 Quilombos do povo brasileiro e da Classe trabalhadora. ( Esses 2 Quilombos ! ) E o imprescindível Aldo Santos que há 21 anos atrás, na condição de vereador disse pra uma jornalista que se dirigiu a ele em tom acusatório em relação o mesmo ter usado o carro do seu mandato a serviço da luta dos trabalhasores Sem Tetos? Quem se lembra da resposta do vereador , professor filósofo da práxis?
" Sim! O carro do nosso mandato está a serviço da luta do povo do Afeganistão, do povo do Iraque, do povo palestino, do povo de Chiapas , do MST e da luta por moradia ! "
21 anos depois, e a véspera de completar 70 anos de idade : o carro de um professor de filosofia aposentado, novamente esteve a favor da luta do povo palestino.
E dessa vez sem o mandato . Sem o melhor mandato operario da história do ABC.
Estava sentado sentado em uma das escadaria da praça, ali desde cedo da manhã, um velho valoroso e imprescindível companheiro de Ribeirão Pires, professor de matemática e diretor de escola pública, aposentado, militante do PSTU e CSP-CONLUTAS se achegou junto de mim carinhosamente me passando 2 chocolates. Há 09 anos atrás estávamos juntos no Comitê Regional Unificado contra o aumento das passagens de ônibus e em um intenso apoio às ocupações dos estudantes eecundarisras de Ribeirão Pires. Onde juntos acampamos de madrugada durante semanas em frente uma escola ocupada, em Ribeirão Pires, localizada geograficamente em um local deserto e no fundo de um cemitério.
Fui deixar a imprescindível companheira Lúcia no ponto e troleius. Subindo no troleibus comigo acompanhando e colocando carinhosamente uma das mãos no seu ombro , ela se vira e me diz :
- desculpe o meu stress, Carlito.
Eu então respondo pra essa pessoa generosa que conheci em 1999 na luta em solidariedade ao movimento zapatista de Chiapas; em 2002 nos Becos e Vielas do Jardim Angela; e em 2004 na solidariedade ao povo do Haiti ; em em 2019 no Movimento defesa da Saúde
- Você eu dou todo o direito de se estressar. Você pode!
O povo palestino de Gaza agradece esses gestos , vínculos, compromissos, afetos, cuidado.
Eles estão precisando muito disso.
Carlos Wellington - Militante do Movimento Negro e Educador Popular.
ABC , 27 DE ABRIL
OUTONO DE 2024
Comentarios