Joaquim de Gino Netto***
Ai! Ai! Nestes tempos de agitada infosfera, a gente, quem sabe!, se preocupa mais com ela do que com a atmosfera!!
É crivel!!
Em tempos de catástrofes ambientais como estas no Brasil meridional, os estragos causados pela infosfera quiçá são mais (muito mais!) intensos e perversos do que os estragos causados por alterações na atmosfera!!
Prevenir é sempre melhor do que remediar!! Deveras!! Mas, como, eficazmente, poderemos prevenir!!
A ciência, a consciência, a inconsciência precisam estar no tabuleiro para a gente vislumbrar um futuro alvissareiro!!
Qual o papel do filósofo neste mundo com características "sui generis"? Qual o papel da Filosofia?
Se a filosofia almeja a sabedoria, talvez, importante uma reflexão acerca desta. Sabedoria, nada têm a ver com o saber acadêmico, para a Filosofia (com "f" maiusculo)!! Não!! Quem mais conhecem a reserva Yanomami, são os yanomamis, claro!! E nunca frequentaram uma academia!!
E o conhecimento? Importante? Sim, mas não tem nobreza filósofica!! Desvendar algo que já existe (conhecimento) não deixa de ser, deveras, interessante, mas, é pouco. Muito pouco!
Importante mesmo, nobre mesmo, é CRIAR, PENSAR, FILOSOFAR...
De repente, algo até então inexistente, inimaginável vem a tona, a baila!! Uma criação, inovação de quaisquer natureza aí sim, precisamos "tirar o chapéu"!!
Os filósofos Spinoza Nietzsche, dentre outros e outras, concordemos ou não, aqui não entro no "meritum causae", criaram, inovaram. Isaac Newton, no século XVII, com a Lei da Gravitação Universal, inovou, criou. James Watson, Francis Crick, Rosalind Franklin na década de 50 e incipiência da década de 60 do século XX criaram, inovaram ao esclarecer, demonstrar, a estrutura molecular do material genético (DNA). Criar, pensar é, pela própria natureza, algo revolucionário, a meu juízo.
Voltando aqui ao "filosofando bem" (título deste texto)...
Dissecar, ir às entranhas do pensamento de Spinoza, Henri Bergson, Nietzsche... é, claro! importante, a gente adquire conhecimento, todavia, mais importante é, quem sabe, supera'-los. Ou seja : Criar, pensar, inovar hoje nesta turbulenta infosfera, atmosfera... Aqui que eu quero ver, cabra da peste, se nesta infosfera, atmosfera tu és, deveras, fera!! Aqui, almejo a ver se, deveras, tu és um amigo da sabedoria, se tu estás filosofando bem!! Sejas tu, hoje, o que o Spinoza foi no século XVII. Inove! Crie!!
Joaquim de Gino Netto - Médico, Advogado e Filósofo.
Que conversa boa, Joaquim! Num país tão diverso de heranças culturais, temos mesmo que buscar, criar, inovar em termos de sabedoria! Em termos de Filosofia!!!