EntrevistAção: Fernando Tolentino *
Pergunta: Quem é Fernando Tolentino?
Sou ativista sindical, e por onde trabalhei tentei promover a consciência de classe na iniciativa privada e pública. Formado em pedagogia e trabalhando na prefeitura de São Bernardo do Campo como professor. Estive dirigente da Afuse e hoje estou dirigente do Sindserv-SBC e iniciei no ativismo sindical por ter convivência familiar com entusiastas do sindicalismo .
Pergunta: Do ponto de vista da militância em que vem atuando:
Estou filiado ao PSOL e anteriormente fui filiado ao PSTU e estive como secretário-geral e presidente do diretório municipal do PSOL de São Bernardo do Campo. Desde maio de 2011 na prefeitura de São Bernardo do Campo, ingressei como auxiliar em educação e posteriormente Professor.
Pergunta: Você vê motivação politica para seu afastamento pela prefeitura?
Na minha avaliação tem motivação política cuja justificativa usada pela administração é burocrática e a mitigação de danos é pela via jurídica .
Pergunta: Como votou na última eleição?
O governo Lula foi eleito por uma frente ampla no qual está em disputa, cujo principal elemento que personifica tal busca por espaço pelo estamento político burocrático é o presidente da Câmara dos deputados. Votei no presidente Lula, mas isso não significa dar um cheque em branco para o governo porque aliado não é alienado.
O militante partidário ou sindical deve lidar e enfrentar a burocracia imposta pelo ordenamento jurídico imposto pelo Estado burguês. Superado esta etapa, contribuir para organização institucional dos trabalhadores em diversas organizações políticas para ganhar consciências, mentes e corações.
Pergunta: Quais projetos vislumbra?
O que vislumbro é continuar lutando e contribuindo com a promoção da consciência de classe e a organização institucional dos trabalhadores para resistir e lutar contra a opressão e exploração do capitalismo .
Agradeço a oportunidade de relatar minha trajetória.
Fernando Tolentino, militante partidário e sindical, dirigente do Sindserv-SBC e da coordenação estadual da Intersindical São Paulo
O ABCdaluta vai continuar com a entrevistAção de militantes.
Comments