top of page

Comemoração dos 27 anos da Vila Zilda!

Foto do escritor: Aldo SantosAldo Santos

Atualizado: 24 de fev.


Aldo dos Santos***


A comunidade se organizou, fizeram um bolo, compraram refrigerantes e após a fala de lideranças, cantamos parabéns pelos 27 anos de existência da nossa Vila Zilda.

Um dos membros da comissão de moradores (Gelson das Neves Gertrudes), fez uso da palavra, falou da importância de maior unidade dos moradores e ao mesmo tempo reclamou da prática constante de políticos que aparecem nas vésperas das eleições com promessas e após as mesmas, desaparecem.

A Rute agradeceu a presença de todos e todas  e  a festinha foi animada com um entusiasmado Parabéns e muitos anos de vida da Vila Zilda.

O professor Aldo dos Santos falou da história da Vila antes da ocupação, durante, e até nos dias atuais.

O sindicato dos professores deu efetivo suporte nesta e outras ocupações na cidade, assim como  a Associação Zumbi dos Palmares que existia à época.

 Numa dada noite, e no desespero que quem não consegue pagar aluguel, após uma reunião acabaram deliberando pela  ocupando dos prédios  desocupados no Jardim Seleta, resistiram em torno de 18 dias nesta ocupação, e após forte  repressão,  tiveram que desocupar e foram para o diretório municipal do PT, no centro da cidade em São Bernardo do Campo, onde ficaram por uma semana.

Do Diretório, tomaram a decisão de ocupar   uma área depois da balsa, e, no dia 20 de fevereiro de 1998, por volta das 11 horas da noite chegaram na terra escolhida. A escuridão e a incerteza  era o que presenciavam e sentiam, mas não faltava coragem e energia  para enfrentarem o problema da falta de moradia na cidade.

 Ficaram cerca de três meses embaixo de barracas cobertas com plásticos e aos poucos foram definindo as moradias, o abastecimento de agua com caminhão pipa e fixando a moradia permanente.

27 anos depois, é fundamental aumentar a  organização dos moradores, procurar a prefeitura  e oficiar  uma pauta de reivindicações como: colocação de agua encanada, Luz, Esgoto, correios de casa em casa, guias, sarjetas, asfaltamento e regularização fundiária. Além de saborearmos o delicioso bolo feito pela Patrícia,  nos colocamos a disposição dos moradores neste e outros  processos de organização para garantir as reivindicações necessárias.


Só a luta faz avançar  a  organização e as conquistas do nosso povo!


Aldo dos Santos – Ex-vereador, Professor de Filosofia, Psicanalista e Escritor.

Comments


@ 2020 ABC DA LUTA 

OS TEXTOS PUBLICADOS SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS AUTORES

bottom of page