Ganhar corações e mentes 2.

 Aldo  Movimentos Sociais  01/09/2017


“Se você é capaz de se indignar com a exploração e com as injustiças, então somos companheiros.”*
Final de semana, dia de reunir parentes, principalmente para alguma comemoração. Reunimos parte da família para comemorar o aniversário de um sobrinho. Como não poderia deixar de ser nessas ocasiões conversa-se de tudo e principalmente futebol, política e religião, embora todos digam que essas coisas não se discute. Torço pelo Palmeiras, que é verdade não anda lá bem das pernas, religião, confesso que já fui mais religioso, política gosto bem mais e todos da família sabem e aí lá vem o primeira quê você acha da Reforma da Previdência, o que acha da Reforma Trabalhista,da Reforma Política,Todos os políticos são iguais ,todos são corruptos!(ops penso comigo, lá vem provocação!).Quem é seu candidato para a eleição do ano que vem?
E claro que como estamos em um ambiente democrático todos falam ao mesmo tempo e falam o que quiser, contudo, penso,-é preciso um pouco de organização nessa conversa- um pouco sem efeito essa tentativa de organizar as falas devido o grau de descontentamento com política e com os políticos.Desta forma sigo a tentativa do “fala que te escuto”, muita paciência e ouvindo desabafos e ofensas e levando a culpa por erros dos outros e sendo colocado na vala comum das coisas que estão acontecendo em nosso país.Mas, foram vocês que colocara a Dilma! Grita um. Replico dizendo que não votei na Dilma e que votei em Plínio, em Luciana Genro do PSOL.Que votei sim em Lula, em 1989 quando ainda era o Lula de macacão, mas depois que colocou paletó e gravata não votei mais.Pois os projetos que o PT passou a defender é bem diferentes do que eu acredito.
A explicação não convence fico firme em meu posicionamento, mas lá vem a avalanche de “ofensas” políticas propositais, para me confundir e dizerem,que somos iguais- a Dilma quebrou o país! De novo digo: Não votei em Dilma!, Não coloquei ela lá. E Arremato dizendo-O Michel temer do PMDB está fazendo a Reforma Trabalhista- nos retirou direitos importantes, agora estamos nas mãos do patrão e ele não vai parar por aí, pretende fazer a Reforma da Previdência! O festival de absurdos continua, mas quem colocou a Dilma lá foram vocês (vocês, vejo que quando diz isso ele se refere a nós da esquerda e que não faz diferenciação alguma) o Lula roubou e Dilma quebrou o país! E por pressuposição, calculo que em suas afirmativas ele acredita que estamos juntos. Digo, mas a Dilma não está mais lá, é o Temer quem está comandando o país, aí de novo, mas foi a Dilma que colocou o Temer lá! Mas para os debatedores pouco importa se Temer dará continuidade às Reformas, sejam elas da Previdência, seja a reforma da lei que permitirá o desmatamento e exploração da Amazônia s ele já fez a reforma Trabalhista, se impôs a terceirização e muito menos estão preocupados com o congelamento de VINTE ANOS dos investimentos em serviços públicos, Saúde ,Educação, Transporte, Segurança,e que a falta dos recursos públicos na Saúde, hospitais, postos de saúde fará com que aumente a fila para atendimento nos hospitais e se isso fará que não tenha médico e mais pessoas morrem nas filas sem atendimento e nem muito menos estão preocupados com os remédios que eram distribuídos gratuitamente e que agora terão que comprar porque fecharam as Farmácias Populares não estão interessados se o Rocha Lores ia levando a mala de dinheiro para o Temer, Enem muito menos que o Temer endividou mais ainda o país comprando deputados para não aprovar o seu impeachment, infelizmente não foram suficientes esses argumentos todos para que refletissem.Insistem, agora questionam- me sobre meu candidato a presidente, antes que eu responda, respondem eles mesmos suas perguntas -O melhor candidato é Bolsonaro! Diz um, e outro diz- eu votaria no Dória, o Dória não é político!
Novamente em um ambiente já prá lá de hostil, aos gritos gritam; Mito, mito, mito! Recupero me da gritaria e calmo e bem didático continuo a expor e rebater essa história de mito, que mito é esse que nega direito aos negros, indígenas, que nega opção sexual, e que quer militar no poder colocando fim da democracia.
Lembro-lhes de suas falas- Primeiro a gente tira a Dilma e depois tiramos o “resto” Entretanto a “lógica” não significa tirar o Temer com suas reformas, mas sim que significa colocar outra “coisa” que se sintetizaria no “novo” rejeitando tudo o que o que eles dizem ser “ velho”, que são os Direitos Sociais e que logo é rebatido – Direitos Humanos para bandido, é isso que você defende?
Digo, meu amigo, não se trata disso, os direitos sociais ,não causam prejuízos, eles impedem que tenhamos mais prejuízos! Esse discurso de que direitos sociais causam prejuízo, só interessa aos empresários! O que aumenta o preço das “coisas”, não são os direitos sociais e o que causam prejuízo e aumento dos produtos não são os impostos, o que causam aumento dos produtos é a lei capitalista da oferta e da procura, pois os impostos, os empresários repassam todos para nós consumidores e com o fim dos impostos que eles querem aumentará mais ainda seu lucro e diminuirá nossa condição de vida, pois são os impostos que garantem saúde, educação, transportes e segurança de “graça”, com o fim dos impostos, teremos que pagar aos empresários para termos esses serviços.
Continuo de forma didática e digo, o que são os direitos sociais? E respondo rápido antes que venha uma avalanche de mito, mito. Direitos sociais, são aqueles que garantem minimamente a qualidade de vida do cidadão de bem o trabalhador,que a aposentadoria é um direito social,que a mulher ao dar a luz, precisa de repouso e de amamentar seu filho,as férias, a folga semanal, o décimo terceiro, o direito á saúde e educação entre outros.
Explico a eles, que Bolsonaro ,que Dória não defendem os direitos sociais, e que quando Bolsonaro diz que mulher tem que ganhar menos porque engravida, na verdade ele quer é tirar direitos as bocas se calam, contudo o raciocínio que os leva a votar em Bolsonaro e Dória, é o mesmo que levaram muita gente a votar em Maluf, ou seja, nada tem de novo! Rouba mais faz, bandido bom é bandido morto, tem que dar mais poder á polícia, as empresas brasileiras não prestam,só dão gastos discursos de Collor e FHC,e com esses discursos venderam a preço de banana a USIMINAS A MANESMAN, AVALE DO RIO DOCE, PRIVATIZARAM OS PEDÁGIOS e com esse discurso querem vender a PETROBRÁS, a HIDRELÉTRICAS E AMAZÔNIA, já não se contentam mais em ser o quintal do EUA,querem é mudar de mala e tudo para lá.
Reforço que o raciocínio do novo é discurso velho de gente velha para enganar gente nova e velha e que esse tipo de pensamento nos leva para longe dos interesses dos trabalhadores e nos coloca lado a lado com os interesses dos patrões , que quando dizem defender o interesse do povo, na verdade estão defendendo seus próprios interesses e ainda propõe a tirar os nossos.
O raciocínio de que todos os políticos são iguais é o que nos diferencia nos distância e o que nos aproxima ao mesmo tempo.
Sim, concordo que todos os políticos do PMDB, PSDB, DEM,PSC, PSB, PDT,PP, I são iguais , SÃO ESSES QUE QUEREM TIRAR OS NOSSOS DIREITOS SOCIAIS E e que dizem que direitos sociais representam gastos e que fizeram a Reforma trabalhista e que querem fazer a Reforma da Previdência porque acham que são gastos e não direitos.
E não, não concordamos que os políticos do PSOL, PSTU, PCB, são a mesma coisa.
Não, não são! São melhores, pois defendem nossos direitos sociais, defendem o direito dos indígenas, dos negros dos Quilombolas, das mulheres, dos jovens, dos velhos, das minorias e homossexuais, que defendem a educação, a saúde, o transporte e segurança de qualidade e gratuitos para todos ,que são contra as privatizações das estatais, PETROBRÁS, HIDRELÉTRICAS, AMAZÕNIA,, EMBRAER ...
Como podem perceber, nem tudo que reluz é ouro.
· O autor da citação no início do texto é Ernesto Che Guevara

Texto de:Benedito Aparecido Filho Aparecido