Estão abertas as inscrições para o Ensino Médio (regular) e Ensino Médio (EJA),na Escola Estadual Yolanda Noronha, período noturno.

 Aldo  Educação  26/01/2018

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR

 

           Prezados Pais, Mães e/ou Responsáveis

 

Nos encontramos em um momento importantíssimo para realizar uma reflexão sobre a realidade da nossa escola (E.E. Profª Yolanda Noronha do Nascimento) e planejar o ano letivo, tendo como objetivo maior melhorar o processo de ensino e aprendizagem e, consequentemente, o desempenho de nossos estudantes. Como a aprendizagem é o nosso foco, nos reunimos nesses últimos dias, tentando encontrar uma solução para um de nossos problemas do ano passado: a superlotação de salas por conta da organização dos períodos.

Falta de opção de horário (manhã ou tarde) para os alunos do Ensino Fundamental, já que a escola oferecia vagas para cada série em um só período: sextos e oitavos à tarde, sétimos e nonos anos de manhã. Muitos pais estavam insatisfeitos com essa impossibilidade de escolha do período em que desejavam matricular o filho. Quem trabalha e precisava levar o filho de manhã tinha que matriculá-lo à tarde; irmãos que estavam nessa escola, mas em séries diferentes, não podiam ir juntos (o mais velho levando o mais novo) por estudar um de manhã e o outro à tarde; alunos que tinham cursos fora da escola encontravam dificuldades por terem de mudar o horário de cursos já que a cada série o turno da escola mudava. Essa forma de dispor as turmas não respeitava as necessidades familiares e nem o “relógio biológico” dos alunos, visto que alguns alunos não conseguiam levantar cedo, e acabavam por dormir em sala de aula, dificultando o aproveitamento das aulas.

 

Além disso, devido à quantidade elevada de alunos nos sextos anos, estudando apenas no período vespertino (tarde), este apresentou um grande obstáculo à aprendizagem dos alunos, pois as salas ficaram superlotadas. Tantos alunos por sala ocasiona prejuízo ao processo educativo, pois os próprios estudantes se sentem desconfortáveis com a lotação, causando a indisciplina, que dificulta a condição de trabalho do professor e consequentemente o aprendizado do aluno.

 

Desta forma, foi realizado um Conselho de Escola no dia 27 de outubro de 2017, formado por professores, estudantes (grêmio), pais, funcionários e direção escolar, que aprovou a seguinte mudança a partir de 2018: ofereceremos à comunidade escolar todas as séries do Ensino Fundamental II, ou seja, sextos, sétimos, oitavos e nonos anos em ambos os períodos (manhã e tarde).

                                     

        Como mudanças assim não são um processo tão simples, apenas após inúmeras cobranças de nós professores e comunidade junto às autoridades competentes, quanto a um esclarecimento sobre essa problemática, conseguimos realizar esta mudança. A comunidade escolar se mostrou unida e mobilizada para exigir melhorias nesta escola. Somente assim é realmente possível se mudar alguma coisa, e essa é a lição que fica.

 

        Caros pais, contamos com a ajuda e compreensão de todos vocês, lembrando que a participação da família na vida escolar do aluno é fundamental para o êxito do processo de ensino-aprendizagem. Destacamos também a importância da participação no Conselho de Escola, onde decisões importantes sobre a nossa escola ocorrem e vocês têm todo o direito de participar delas.

 

Aproveitamos para informar que estão abertas as inscrições para o Ensino Médio (regular) e Ensino Médio (EJA), ambos no período noturno.

 

Qualquer dúvida, procure-nos na escola

COMISSÃO DE PROFESSORES, PAIS E ALUNOS DO YOLANDA