Comissão do Comitê Regional Unificado Contra o Aumento da Passagem do ABCDMRR é recebida pelo Secretário executivo do Consórcio Intermunicipal Fábio Palácio.

 Aldo  Cidades  11/01/2018

 

Conforme deliberado, uma comissão do comitê regional unificado compareceu a primeira reunião do consórcio intermunicipal da região do ABCMRR para protocolizar oficio com pauta de reivindicação dirigida aos prefeitos das 7 cidades. 
Após a reunião dos prefeitos, fomos recebidos pelo secretário executivo do consórcio Fábio Palácio que nos afirmou que os prefeitos não trataram de aumento da passagem, uma vez que os empresários não fizeram nenhuma solicitação ainda.
Nós do Comitê cobramos respostadas das reuniões anteriores, pois todo começo de ano nos posicionamos e oficializamos inúmeras reivindicações de interesse da população usuária de transporte da região.

O secretário nos informou que deveríamos dirigir o oficio ao GT de mobilidade urbana para que os técnicos das prefeituras se posicionassem em relação ao conteúdo solicitado, e que dessa forma, numa reunião dos prefeitos ficaria mais fácil para que os mesmos atendesse os representantes do comitê. 
Neste sentido, incluímos na pauta a solicitação da referida reunião e esperamos que esse GT chame o movimento o mais rápido possível para este debate.
PAUTA DO COMITÊ REGIONAL UNIFICADO CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM DO ABCDMRR
“Nós do Comitê Regional Unificado Contra o Aumento das Passagens no ABCMRR, organização da sociedade civil, formada por estudantes, entidades políticas e trabalhadores residentes da região do ABCMRR, solicitamos aos prefeitos das sete cidades da região, o que segue:
Em cumprimento aos princípios da administração pública moralidade, publicidade e supremacia do interesse público ou finalidade (Art.37 Constituição Federal).
Congelamento do preço da tarifa, nenhum aumento;
Auditoria Pública dos contratos entre as prefeituras e as empresas de ônibus, da prestação de serviços e cumprimento das obrigações contratuais por parte das empresas e das planilhas para determinação do valor tarifário (preço das passagens);
Audiência Pública com os sete prefeitos, em que sejam apresentadas de forma detalhada as planilhas de custos do transporte, incluindo o lucro operacional das empresas;
Implantação de Conselhos Municipais de transporte nos municípios que não possuam;
Em garantia ao direito constitucional transporte e acesso a outros direitos sociais como saúde e educação (Art.6º Constituição Federal).
Implantação de um sistema de transporte coletivo público gratuito e de qualidade (Passe Livre Irrestrito);
Que se privilegie o transporte público ao transporte particular, com a Implantação dos corredores de ônibus e integração total e gratuita entre as linhas (intra-municipal e intermunicipal);
Criação de um Bilhete Único Regional visando integrar os transportes das sete cidades da região; 100% de acessibilidade para deficientes físicos em todos os carros de todas as linhas de ônibus das sete cidades;
Fim da dupla função motorista / cobrador;
Fim do modelo de concessão a empresas privadas no transporte público;
Pela criação de uma empresa regional pública de transporte, 100% estatal, controlada por um conselho formado por trabalhadores e usuários e custeada por impostos das grandes propriedades particulares e grandes empresas da região.
Entendemos que só através da implantação dessas medidas, será possível a criação de um modelo de transporte publico, gratuito e de qualidade para todos;
Solicitamos ainda uma reunião emergencial com o GT de mobilidade urbana para tratar da pauta supracitada.
Certos de vossos deferimentos subscrevem-lhes.
Certos de vossos deferimentos subscrevem-lhes.
Aos prefeitos das cidades da região, representados pelo Consórcio Intermunicipal do ABCDMRR,
COMITÊ REGIONAL UNIFICADO CONTRA OS AUMENTOS DE PASSAGENS NO ABCDMRR
CONTRA OS AUMENTOS DE PASSAGENS NO ABCDMRR
Santo André, 9 de janeiro de 2018”
Portanto, é fundamental a nossa mobilização para a próxima reunião do Consórcio Intermunicipal que acontecerá na primeira terça feira do Mês de fevereiro para pressionarmos os prefeitos, de acordo com a pauta protocolizada. 
Informamos também que neste dia 11/01, haverá ato do movimento passe livre na capital e no dia 13/1, às 15 horas haverá outra plenária regional do comitê na subsede da apeoesp em Santo André.
Santo André, 09/01/2018
Informe do comitê regional unificado do ABCDMRR.