Vila São Pedro tem cerca de 65 mil habitantes...

 Aldo  Cidades  20/09/2017

Considerada a maior comunidade de São Bernardo do Campo, a Vila São Pedro tem cerca de 65 mil habitantes e circunda bairros de classe média da cidade, como Baeta Neves e Nova Petrópolis e outros . Apesar de enfrentar problemas em diversos setores, a Vila São Pedro oferece um variado e forte comércio local e também se destaca pela proximidade com a região central da cidade, fator que auxilia o comércio e a mobilidade urbana.  A escola EE. Mauricio de Castro representa para a comunidade perspectiva de futuro, envolvimento cultural, social, democrático e participativo.

 A escola vem passando por inúmeras dificuldades com relação a infra-estrutura no que se refere as condições do prédio  e falta de funcionários.

A escola funciona em três períodos – manhã, tarde e noite – e que antes contava com sete inspetores, mas atualmente conta com apenas uma, a inspetora trabalha nos períodos da tarde e noite, o que faz com que as aulas no período da manhã não tenha  esse tipo de apoio. A escola tem aproximadamente 1500 alunos, dois andares de salas e mais de 30 turmas.

O resultado desse descaso são portas quebradas e uma grade retirada da parede.
Uma escola que em período de chuva fica sem condições de atender alunos, pois chove em salas de aula e teve sua quadra de esportes interditada pelo próprio estado em função de más condições de segurança.

APEOESP ,alunos ,professores e comunidade fizeram um ato em defesa da escola e por uma nova gestão no dia 07 de junho que resultou em outras reuniões na Diretoria de Ensino.Neste momento  de certeza estes atores tem uma luta dura para dar continuidade no sentido de um resgate da qualidade da EE. Mauricio de Castro,uma das iniciativas foi propor a criação da EJA no período noturno e denúncia sobre venda " suspeita" de livros didáticos para reciclagem.

Alunos, professores, comunidade e APEOESP esperam que sejam tomadas medidas cabíveis para melhora desta unidade escolar, visando uma  escola pública de qualidade, laica e acolhedora. Uma das solicitaç~oes do sindicato junto a diretoria de Ensino foi o afastamento da diretoa e espero que  o novo diretoor(a) tenha mais sensibilidade, democracia e respeito as deciões coletivas, pois para a recuperação da escola vai precisar do esforço e união de todos e todas.

 

SBC,19/09/2017.

informe da Coordenação da subsede.